Nunca Desista

A vida é como uma grande corrida de bicicleta, cuja meta é atingir a realização pessoal e profissional.
À partida, estamos juntos, compartilhando camaradagem e entusiasmo, mas, à medida que a corrida se desenvolve, a alegria inicial vai dando lugar aos verdadeiros desafios: o cansaço, a monotonia, as dúvidas sobre a nossa própria capacidade. Reparamos que alguns amigos desistiram do desafio, embora ainda estejam a correr, mas apenas poque não podem parar no meio da estrada: eles são numerosos, pedalam ao lado do carro de apoio, conversam entre si e cumprem uma obrigação.
Acabamos por nos distanciar deles e, então, somos obrigados a enfrentar a solidão, as surpresas com as curvas desconhecidas, os problemas com a bicicleta.
Ao fim de algum tempo, começamos a perguntar-nos se vale a pena tanto esforço. Sim, vale a pena. É só não desistir.

Life Lessons

Eis algumas lições de vida, contadas por uma executiva bem-sucedida:
«Aprendi que não posso exigir a amizade de ninguém, mas apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência para que a vida faça o resto. Também aprendi que não importa quão valiosas são certas coisas para mim: haverá sempre pessoas que não lhes darão a mínima importância e jamais conseguirei convencê-las do contrário. A vida ensinou-me que posso passar anos a construir uma verdade e destruí-la em apenas alguns segundos. Outra lição de qualidade de vida é que consigo usar o meu charme apenas durante quinze minutos; depois disso, preciso de saber do que estou a falar. Posso fazer algo num minuto e ter de responder por isso o resto da minha vida. E também compreendi que demorará muito mais do que julgava a transformar-me na pessoa que quero ser e, por isso, devo ter paciência. Aprendi, ainda, uma coisa importante: perdoar exige muita prática e nos momentos mais difíceis a ajuda veio justamente da pessoa que eu julgava que ia tentar piorar a minha vida; e que eu posso ficar furiosa, tenho o direito de me irritar, mas não o de ser cruel e rude para com as pessoas.»

O que fazer para MOTIVAR as PESSOAS

Eis alguns dos aspectos que são sempre mencionados pelos funcionários, quando são questionados sobre a motivação no trabalho:
- Reconhecer e valorizar as suas realizações
- Confiar e delegar responsabilidades adequadamente
- Definir as metas com clareza
- Desemvolver um estilo de gerência flexível
- Envolver as pessoas nas definições dos processos produtivos
- Saber dar e receber feedback
- Ser receptivo a sugestões
- Conhecer as potencialidades e as limitações de cada um
- Ser tolerante e paciente com as limitações das pessoas
- Procurar desenvolver continuamente a equipa
- Estabelecer um relacionamento aberto e franco
- Usar uma linguagem adaptada ao nível das pessoas e das ocasiões
- Preocupar-se sinceramente com as pessoas
Se pelo menos umas desas práticas for adoptada por um gerente, com certeza que os seus funcionários ficarão mais motivados e mais comprometidos com o trabalho. Eleja uma delas e pratique-a.

O poder que ofusca

Um jovem muito rico foi ter com um sábio, para lhe pedir um conselho a fim de orientar a sua vida. O velho experiente levou o rapaz até uma janela e perguntou-lhe:
- O que vê através dos vidros?
- Vejo pessoas que vão e vêm e um cego pedindo esmola na rua.
Então, o sábio mostrou-lhe um grande espelho e questionou:
- Olhe agora para o espelho e diga-me o que vê.
- Vejo-me a mim mesmo - disse o rapaz.
E o sábio explicou:
- Repare que a janela e o espelho são ambos feitos da mesma matéria-prima, que é o vidro. No entanto, no espelho há uma fina camada de prata colada sob o vidro e isso faz com que, ao olhar para ele, veja apenas a sua pessoa.
Em certas ocasiões, algo semelhante acontece nas empresas. Quando na condição de simples funcionário, o indivíduo porta-se como o vidro simples: vê os problemas dos outros e até sente compaixão por eles. Mas quando está coberto pela prata, rico de poder por exercer um cargo de chefia, esse mesmo indivíduo só se enxerga a si mesmo. Esta é uma armadilha em que é fácil cair. Para evitar isso, procure sempre lembrar-se destes dois tipos de vidro. Cuidado para que o revestimento de prata, ou seja, o poder do cargo, não o impeça de conhecer melhor os eus funcionários e de ver com transparência a realidade da sua empresa ou do seu sector.

O Segredo da Felicidade

Há uma história antiga, muito interessante, sobre os deuses e a felicidade. Diz essa história que os deuses tinham muito medo de que o ser humano fosse perfeito, pois, se assim fosse, não precisariam mais deles. Resolveram reunir-se para decidir o que fazer. O mais sábio dos deuses disse:
- Vamos dar ao homem tudo o que pudermos, menos o segredo da felicidade.
- Mas os humanos, como são muito inteligentes, vão acabar também por descobrir esse segredo! - disseram os outros deuses em coro.
- Não, isso não vai acontecer - disse o sábio. - Vamos esconder a felicidade num lugar onde eles nunca a irão encontrar: dentro deles mesmos.
A moral desta história é que a felicidade está dentro de cada um. É preciso saber como encontrá-la. É um erro ficar à procura dela à sua volta. A atitude é fundamental nestas alturas. Se não está a fazer o que gosta de fazer, se acordar todas as manhãs se torna cada vez mais difícil, isso é um grande problema para si, num mundo cada vez mais competitivo. Precisa de amar o que faz, senão já acorda em desvantagem.
Há um ditado oriental que diz: «Se quer saber como foi o seu passado, olhe para quém é hoje. Se quer saber como vai ser o seu futuro, olhe para o que está a fazer hoje.»