50 anos da SONAE

Belmiro de Azevedo
50 Anos do Grupo SONAE

Começo este texto, explicando a razão que me levou a escrevê-lo. Durante anos e anos fui observando, na minha cidade - Maia, o crescimento daquela que se viria a tornar um dos maiores grupos privado português, a SONAE. Apesar de todos nós conhecermos a actual SONAE, poucos conhecem a história e motor do desenvolvimento do grupo.
A SONAE foi constituída a 19 de Agosto de 1959 e, não foi fundada pelo Eng. Belmiro de Azevedo, apesar de todo o seu sucesso e crescimento ser devido ao homem que viria a definir, no meu ponto de vista, a versão portuguesa do mais famoso sonho de todos os cidadãos americanos: The American Dream. Provando que com luta, perseverança e determinação podemos concretizar “our wildest dreams”.
O Eng. Belmiro Mendes de Azevedo nasceu em Tuias, Marco de Canaveses a 17 de Fevereiro de 1938. Aquele que actualmente o homem que liderou a lista dos homens mais ricos de Portugal e, durante anos foi o único representante português na revista Forbes (500 Homens mais ricos do Mundo). Apesar das suas origens humildes, cedo começou a trabalhar para pagar o seu curso de Engenharia Química da Universidade do Porto.
Só em 1974, Belmiro de Azevedo assume o controlo da SONAE (Sociedade Nacional de Estratificados, Sarl), após vários anos de disputas para provar a legitimidade da liderança/controlo dos destinos da empresa.
A Sociedade Nacional de Estratificados actualmente designada por Sonae Indústria definiu a génese do grupo e, foi quem providenciou o capital intelectual e financeiro para o actual desenvolvimento do grupo Sonae e, a consequente criação das sub-holdings. Actualmente, a Sonae Indústria é a líder mundial na produção de painéis derivados de madeira. A criação da empresa Sonae Distribuição, de retalho alimentar, empresa que detêm entre outras as Marcas Continente e Modelo Continente, marcou o elevado crescimento do grupo e é, a empresa que mais contribui para o volume de negócios do grupo. Só para termos uma ideia do crescimento desta empresa, a SONAE tem hoje 58x maior do que era em 1986 (data da entrada de Portugal na União Europeia).
Em 50 anos criou um dos maiores impérios empresariais, com negócios tão diversificados e presentes em 16 países com cerca de 37 mil colaboradores. Neste momento a empresa representa uma parte da criação de riqueza do país e, é um dos maiores criadores de emprego presentes em Portugal. Há quem afirme que é o principal empregador em Portugal.

As sub-holdings assim como alguns dos negócios com maior notoriedade são:
- Sonae Indústria, Sonae Distribuição, Sonaecom, Sonae Sierra e Sonae Capital.

Ao poder político tem dirigido fortes críticas, pelos projectos que encetam sem ponderar as devidas consequências para a frágil situação económica e excesso de dívida externa do país.
Ao ler os valores intrínsecos desta empresa de sucesso, pareceu-me relevante destacar um ponto que é um pilar fundamental dos princípios da Sonae: a independência do poder político.
“Não financiar partidos ou organizações políticas, bem como não se envolver em questões de natureza político partidária, salvaguardando o direito de se expressar publicamente, no modo e nos termos que considerar mais adequados, com o objectivo de defender os valores e interesses da Sonae.”
Fonte: www.sonae.pt
Nos últimos anos o Eng. Belmiro de Azevedo tem sido também um ávido crítico à forma de liderança e de criação de riqueza por parte do tecido empresarial português:
"É o problema da formiga e da cigarra: há muita gente a falar, mas não acrescentam valor nenhum. Falam, falam, falam, mas não dizem nada. Esse é que é o problema", afirmou o engenheiro.

Red Bull Air Race - 12th e 13th September


PORTO AND VILA NOVA DE GAIA - THE CITIES OF BRIDGES: TWO CITIES, ONE RIVER
The two cities of Porto and Vila Nova de Gaia face each other from opposite sides of the Douro river - Porto in the north bank and Gaia in the south. Six Pontes, or bridges, in total, join them. Of those, Ponte Dona Maria and Ponte Dom Luís, the two oldest ones, were built in the 19th century, respectively by Gustave Eiffel and by his partner in business, Théophile Seyrig. Ponte da Arrábida, Ponte de São João and Ponte do Freixo date from the 20th century, while the newest one, Ponte Infante Dom Henrique, is no older than the 21st century.Being one of the oldest cities in Europe, Porto is proud of its well preserved historical quarter and was awarded World Heritage Site status by UNESCO in 1996. Porto and Gaia are further connected by the famous Port wine, traditionally stored in wine cellars that over the years have been built in Gaia and act as a magnet for tourists visiting Northern Portugal. There stand the names of the English families that left their winemaking mark in the Douro region over the centuries: Taylor, Sandeman, Graham or Croft, to name but a few.Fine wine and the Douro River may be the lifeblood of the two cities, but visitors will also benefit from a widely varied cultural offer. The Serralves Foundation - with its vast collection of contemporary art and amazing gardens - the House of Music - a multidisciplinary place where you can listen to great music and much more - or Oporto Cathedral, dating from the 12th and 13th centuries, are some of the unmissable features north of the river. Also worth mentioning, on the south margin, are the Grijó Monastery (16 th/17th century), the Serra do Pilar Monastery (16th century) or Casa Barbot, a unique example of the Art Nouveau style in the city.